CRIME CONTRA SAÚDE

Quase 500 pessoas são suspeitas de tomar três doses da vacina contra covid em Alagoas

Estudo foi divulgado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) nesta quarta-feira
Por Bruno Fernandes 07/07/2021 - 16:21

ACESSIBILIDADE

Secom Maceió
Maceió lidera entre capitais que mais vacinam por doses recebidas
Maceió lidera entre capitais que mais vacinam por doses recebidas

Um estudo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) publicado nesta quarta-feira, 7, revelou que pelo menos 463 alagoanos em 83 dos 102 municípios do estado tomaram três doses de alguma vacina disponibilizadas para o combate ao coronavírus.

Em entrevista concedida à GloboNews, o coordenador do estudo, Krerley Oliveira, informou que o levantamento foi feito a partir do cruzamento de dados dos registros de imunização nos estados.

“Observamos registros de pelo menos três doses em pessoas com o mesmo nome, sexo, data de nascimento e endereço em datas diferentes. Não é um erro simples de informação no sistema, são dados preocupantes e precisam ser analisados”, comenta.

Ainda de acordo com o coordenador, as conclusões não significam necessariamente que a pessoa tenha tomado as três em Alagoas. "Pode ter tomando uma em outro estado. Agora compete à Secretaria de Saúde e aos órgãos fiscalizadores investigar a situação. Esse tipo de coisa compromete o trabalho que vem sendo feito na vacinação, uma vez que ainda temos muita gente para imunizar", ressaltou.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) informou que não está ciente da situação e que não existem registros oficiais de terceiras doses aplicadas na unidade federativa, mas, se forem constatadas, a Sesau vai dialogar com os municípios em questão, uma vez que são os responsáveis pela execução da vacinação.

No Brasil, um total de 27.023 tomaram doses de vacinas diferentes e 2.547 tomaram doses do mesmo imunizante. Entre os 10 estados que mais aplicaram a terceira dose na mesma pessoa estão: São Paulo (4.870), Paraná (2.689), Rio Grande do Sul (2.416), Bahia (2.038), Goiás (1.876), Minas Gerais (1.729), Rio de Janeiro (1.583), Santa Catarina (999) e Ceará (955).

A prática, que tira a oportunidade de mais pessoas serem vacinadas, é crime e está prevista no artigo 268 do Código Penal, podendo resultar em pena de multa e prisão de um mês a um ano, além de muita, podendo ser aumentada em caso de profissionais de saúde e funcionários da saúde pública.

Publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato